SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número08Bilingüismo e biculturalismo: uma análise sobre as narrativas tradicionais na educação dos surdosLei de Diretrizes e Bases e perspectivas da educação nacional índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478

Resumen

KENSKI, Vani Moreira. Novas tecnologias: o redimensionamento do espaço e do tempo e os impactos no trabalho docente. Rev. Bras. Educ. [online]. 1998, n.08, pp.58-71. ISSN 1413-2478.

O texto aborda as transformações ocorridas nas concepções tradicionais de tempo e espaço, a partir da ampliação social do uso das novas tecnologias eletrônicas de  comunicação e educação, e os impactos decorrentes no trabalho docente. Procura identificar, inicialmente, o significado das "'novas tecnologias" e as transformações produzidas no cotidiano, na atualidade. Em seguida, caracteriza, apoiando-se nas idéias de Pierre Lévy, os diversos "tempos tecnológicos" existentes nas sociedades "oral, escrita e digital". Reflete, a seguir, a partir das metáforas sobre o conhecimento (a árvore e o rizoma) apresentadas em Deleuze e Guattari, sobre as novas formas de ensinar e de aprender. Em relação à prática docente, o texto apresenta reflexões sobre as novas exigências quanto à formação do professor e quanto às alterações de sua atuação em sala de aula e em novos espaços e tempos pedagógicos.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )