SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número09Alfabetismo e atitudes: pesquisa junto a jovens e adultos paulistanosOs movimentos negros no Brasil: construindo atores sociopolíticos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478

Resumen

SCHERER-WARREN, Ilse. Movimentos em cena: ...e as teorias por onde andam?. Rev. Bras. Educ. [online]. 1998, n.09, pp.16-29. ISSN 1413-2478.

Neste final de milênio, ações coletivas variadas, reativas ou de resistência à nova ordem mundial, projetam-se no cenário público, expressando conflitos e utopias diversas. Observadores chamam a atenção para as novas formas dos atores se relacionarem, construírem suas identidades e ideários coletivos. Pergunta-se sobre a atualização das teorias explicativas dos movimentos sociais, neste contexto do mundo globalizado. Procurando estimular o debate, o presente texto pretende resgatar na teoria contemporânea, a partir de contribuições de matrizes filosóficas e sociológicas, temas e categorias de análise relevantes para a compreensão deste fenômeno. Aceitando a idéia de que as construções teóricas não são neutras em relação a valores da humanidade, mas refletem concepções de mundo e formas de engajamento com o social, procurar-se-á, a partir do resgate acima, indicar um direcionamento analítico para se pensar uma transformação promotora da justiça social, da democracia e da cidadania.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )