SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue09Tendencies of research on teacher formation in the United States author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478

Abstract

POLETTINI, Altair F. F.. Mudança e desenvolvimento do professor: o caso de Sara. Rev. Bras. Educ. [online]. 1998, n.09, pp.88-98. ISSN 1413-2478.

Este artigo trata de como um caso especial de pressão, pressão da diretora de uma escola (instituição) para implementar as idéias e ênfases de subsídios relacionados a um novo currículo de Matemática, teve a ver com mudanças no pensamento e na prática e com o desenvolvimento individual de uma professora das séries iniciais, Sara. Os subsídios Atividades matemáticas serviram como "a inovação" a implementar no Estado de São Paulo na década de 80. A história de vida relacionada ao ensino da Matemática foi utilizada como metodologia de pesquisa, enfatizando as percepções de Sara das mudanças significativas que ocorreram com ela. A tônica do seu discurso foi a sua própria aprendizagem da Matemática durante o processo de mudança.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )