SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número09Tendências da pesquisa sobre formação de professores nos Estados Unidos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478

Resumen

POLETTINI, Altair F. F.. Mudança e desenvolvimento do professor: o caso de Sara. Rev. Bras. Educ. [online]. 1998, n.09, pp.88-98. ISSN 1413-2478.

Este artigo trata de como um caso especial de pressão, pressão da diretora de uma escola (instituição) para implementar as idéias e ênfases de subsídios relacionados a um novo currículo de Matemática, teve a ver com mudanças no pensamento e na prática e com o desenvolvimento individual de uma professora das séries iniciais, Sara. Os subsídios Atividades matemáticas serviram como "a inovação" a implementar no Estado de São Paulo na década de 80. A história de vida relacionada ao ensino da Matemática foi utilizada como metodologia de pesquisa, enfatizando as percepções de Sara das mudanças significativas que ocorreram com ela. A tônica do seu discurso foi a sua própria aprendizagem da Matemática durante o processo de mudança.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )