SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número09Tendências da pesquisa sobre formação de professores nos Estados Unidos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

POLETTINI, Altair F. F.. Mudança e desenvolvimento do professor: o caso de Sara. Rev. Bras. Educ. [online]. 1998, n.09, pp.88-98. ISSN 1413-2478.

Este artigo trata de como um caso especial de pressão, pressão da diretora de uma escola (instituição) para implementar as idéias e ênfases de subsídios relacionados a um novo currículo de Matemática, teve a ver com mudanças no pensamento e na prática e com o desenvolvimento individual de uma professora das séries iniciais, Sara. Os subsídios Atividades matemáticas serviram como "a inovação" a implementar no Estado de São Paulo na década de 80. A história de vida relacionada ao ensino da Matemática foi utilizada como metodologia de pesquisa, enfatizando as percepções de Sara das mudanças significativas que ocorreram com ela. A tônica do seu discurso foi a sua própria aprendizagem da Matemática durante o processo de mudança.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )