SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue10University in perspective: society, knowledge and powerReconfiguring higher education in Brazil and redefining public and private spheres in the 90's author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478

Abstract

FAVERO, Maria de Lourdes de Albuquerque. A universidade do Brasil: um itinerário marcado de lutas. Rev. Bras. Educ. [online]. 1999, n.10, pp.16-32. ISSN 1413-2478.

O texto passa em revista a concepção de universidade que marca a história desta instituição a partir de 1920, quando é criada, passando pela Reforma Francisco Campos do Ensino Superior (1931), que a reorganiza; detém-se na Lei na 452/37, momento em que recebe a denominação de Universidade do Brasil (UB) até novembro de 1965, quando passa a chamar-se Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Analisa corno é percebido e se concretiza em relação à Universidade o princípio de autonomia universitária; procura situar no seu interior os "grupos hegemônicos" que aparecem de forma explicitada ou não quando da análise de sua trajetória; situa o papel e a composição dos órgãos colegiados. em que consiste o poder decisório desses órgãos, quem o utiliza e para que fins. Identifica, até os anos 60, as condições institucionais para o desenvolvimento do ensino e da pesquisa, com vistas à produção do conhecimento.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )