SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número10Universidade em perspectiva: sociedade, conhecimento e poderReconfiguração da educação superior no Brasil e redefinição das esferas pública e privada nos anos 90 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

FAVERO, Maria de Lourdes de Albuquerque. A universidade do Brasil: um itinerário marcado de lutas. Rev. Bras. Educ. [online]. 1999, n.10, pp.16-32. ISSN 1413-2478.

O texto passa em revista a concepção de universidade que marca a história desta instituição a partir de 1920, quando é criada, passando pela Reforma Francisco Campos do Ensino Superior (1931), que a reorganiza; detém-se na Lei na 452/37, momento em que recebe a denominação de Universidade do Brasil (UB) até novembro de 1965, quando passa a chamar-se Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Analisa corno é percebido e se concretiza em relação à Universidade o princípio de autonomia universitária; procura situar no seu interior os "grupos hegemônicos" que aparecem de forma explicitada ou não quando da análise de sua trajetória; situa o papel e a composição dos órgãos colegiados. em que consiste o poder decisório desses órgãos, quem o utiliza e para que fins. Identifica, até os anos 60, as condições institucionais para o desenvolvimento do ensino e da pesquisa, com vistas à produção do conhecimento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )