Revista Brasileira de Educação
Print version ISSN 1413-2478
Abstract
FONSECA, Claudia. Quando cada caso NÃO é um caso: pesquisa etnográfica e educação. Rev. Bras. Educ. [online]. 1999, n.10, pp.58-78. ISSN 1413-2478.
No bojo da presente moda de "pesquisa etnográfica" identifica-se diversos problemas inerentes à investigação interdisciplinar. Considerando a educação na acepção ampla - para incluir processos de intervenção - verificamos uma tendência interessante de ressaltar as particularidades de cada caso para evitar os erros de teorias e tipologias massificantes. No entanto, quando esta tendência é levada ao extremo, o qualitativo parece ser reduzido à dimensão de pura subjetividade, uma psicologia desprovida do "social". Tirando exemplos de nossas pesquisas em grupos populares de baixa renda propomos resgatar a dimensão social e histórica da experiência individual. Enfim, apresentamos o método etnográfico como o encontro tenso entre a perspectiva sociológica (que tende para a reificação do social) e o individualismo metodológico (que tende para a sacralização do indivíduo).