SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número10Reconfiguração da educação superior no Brasil e redefinição das esferas pública e privada nos anos 90Aprender e ensinar no cotidiano de assentados rurais em Goiás índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

FONSECA, Claudia. Quando cada caso NÃO é um caso: pesquisa etnográfica e educação. Rev. Bras. Educ. [online]. 1999, n.10, pp.58-78. ISSN 1413-2478.

No bojo da presente moda de "pesquisa etnográfica" identifica-se diversos problemas inerentes à investigação interdisciplinar. Considerando a educação na acepção ampla - para incluir processos de intervenção - verificamos uma tendência interessante de ressaltar as particularidades de cada caso para evitar os erros de teorias e tipologias massificantes. No entanto, quando esta tendência é levada ao extremo, o qualitativo parece ser reduzido à dimensão de pura subjetividade, uma psicologia desprovida do "social". Tirando exemplos de nossas pesquisas em grupos populares de baixa renda propomos resgatar a dimensão social e histórica da experiência individual. Enfim, apresentamos o método etnográfico como o encontro tenso entre a perspectiva sociológica (que tende para a reificação do social) e o individualismo metodológico (que tende para a sacralização do indivíduo).

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )