SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número10Quando cada caso NÃO é um caso: pesquisa etnográfica e educaçãoA universidade brasileira: entre o taylorismo e a anarquia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

PESSOA, Jadir de Morais. Aprender e ensinar no cotidiano de assentados rurais em Goiás. Rev. Bras. Educ. [online]. 1999, n.10, pp.79-89. ISSN 1413-2478.

Falar de educação, num sentido mais amplo, de produção e de transmissão de saberes no contexto de assentados rurais, não pode se restringir a falar de sistema escolar ou de sistema institucional de ensino. Devendo ser entendidos como decorrência direta dos movimentos sociais dos últimos vinte anos, especialmente dos movimentos relativos à posse e permanência na terra, os assentamentos rurais são uma realidade social na qual é necessário que toda a comunicação de saber seja vista como produção e produto nesse próprio processo. Assim deve ser entendido também o papel das escolas de assentamentos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )