SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número11Ensino, uma atividade relacional índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478

Resumen

SCHNEUWLY, Bernard  y  DOLZ, Joaquim. Os gêneros escolares: das práticas de linguagem aos objetos de ensino. Rev. Bras. Educ. [online]. 1999, n.11, pp.05-16. ISSN 1413-2478.

Tornando-se um objeto de ensino, todo gênero textual transforma-se em gênero escolar. O artigo discute esta tese em três momentos. Num primeiro momento, o papel central da noção de "gênero" para a construção de capacidades de linguagem necessárias para as atividades de linguagem é desenvolvido teoricamente e a noção é situada em relação à de "práticas de linguagem", Três "tipos ideais" do tratamento dos gêneros no ensino da produção de textos orais e escritos são distinguidos. Isto permite, num terceiro momento, delinear algumas proposições para o tratamento didático dos gêneros na escola. A articulação destas proposições à noção de práticas de linguagem, introduzida no início do artigo, leva a uma série de questões que são consideradas centrais para o futuro trabalho didático.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )