SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número11Ensino, uma atividade relacional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

SCHNEUWLY, Bernard  e  DOLZ, Joaquim. Os gêneros escolares: das práticas de linguagem aos objetos de ensino. Rev. Bras. Educ. [online]. 1999, n.11, pp.05-16. ISSN 1413-2478.

Tornando-se um objeto de ensino, todo gênero textual transforma-se em gênero escolar. O artigo discute esta tese em três momentos. Num primeiro momento, o papel central da noção de "gênero" para a construção de capacidades de linguagem necessárias para as atividades de linguagem é desenvolvido teoricamente e a noção é situada em relação à de "práticas de linguagem", Três "tipos ideais" do tratamento dos gêneros no ensino da produção de textos orais e escritos são distinguidos. Isto permite, num terceiro momento, delinear algumas proposições para o tratamento didático dos gêneros na escola. A articulação destas proposições à noção de práticas de linguagem, introduzida no início do artigo, leva a uma série de questões que são consideradas centrais para o futuro trabalho didático.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )