SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número11Os gêneros escolares: das práticas de linguagem aos objetos de ensinoAcerca do trabalho do professor: da tradução à produção do conhecimento no processo educativo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478

Resumen

CARVALHO, Marília Pinto de. Ensino, uma atividade relacional. Rev. Bras. Educ. [online]. 1999, n.11, pp.17-32. ISSN 1413-2478.

A partir de observações em sala de aula e entrevistas realizadas numa escola pública de Ensino Fundamental (quatro primeiras séries), o artigo discute as dimensões relacionais do trabalho docente junto a crianças, enfatizando os aspectos extra-cognitivos da relação entre professoras, professores, alunos e alunas, tais como o envolvimento afetivo, a  atenção a problemas familiares e sociais das crianças, a preocupação com sua formação moral, suas demandas emocionais, sua saúde e higiene etc. Esses aspectos são  compreendidos como práticas de cuidado infantil e discute-se as relações entre essas práticas e os conceitos socialmente difundidos de masculinidade e feminilidade, além de indicar caminhos através dos quais professores e professoras dessas séries aprenderiam um modelo de trabalho docente ao qual o cuidado está incorporado como valor e referencial.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )