SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número11Os gêneros escolares: das práticas de linguagem aos objetos de ensinoAcerca do trabalho do professor: da tradução à produção do conhecimento no processo educativo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

CARVALHO, Marília Pinto de. Ensino, uma atividade relacional. Rev. Bras. Educ. [online]. 1999, n.11, pp.17-32. ISSN 1413-2478.

A partir de observações em sala de aula e entrevistas realizadas numa escola pública de Ensino Fundamental (quatro primeiras séries), o artigo discute as dimensões relacionais do trabalho docente junto a crianças, enfatizando os aspectos extra-cognitivos da relação entre professoras, professores, alunos e alunas, tais como o envolvimento afetivo, a  atenção a problemas familiares e sociais das crianças, a preocupação com sua formação moral, suas demandas emocionais, sua saúde e higiene etc. Esses aspectos são  compreendidos como práticas de cuidado infantil e discute-se as relações entre essas práticas e os conceitos socialmente difundidos de masculinidade e feminilidade, além de indicar caminhos através dos quais professores e professoras dessas séries aprenderiam um modelo de trabalho docente ao qual o cuidado está incorporado como valor e referencial.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )