SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue11Teaching, a relational activityEthnic identity, marginality and the role of schooling from the perspective of Spanish Gypsies author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478

Abstract

CORTESAO, Luiza  and  STOER, Stephen R.. Acerca do trabalho do professor: da tradução à produção do conhecimento no processo educativo. Rev. Bras. Educ. [online]. 1999, n.11, pp.33-45. ISSN 1413-2478.

Após constatar a diversidade presente hoje em dia no sistema educacional português e de refletir sobre as fontes da diversidade na escola portuguesa, este artigo levanta questões sobre as condições necessárias para o desenvolvimento do “bilingüismo cultural". Reconhecendo que, muitas vezes, o trabalho do professor é um trabalho, sobretudo, de tradução e transmissão, o artigo coloca a hipótese do professor produtor de conhecimento, professor esse cuja existência depende do bom desenvolvimento do campo de recontextualização pedagógica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )