SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número11Ensino, uma atividade relacionalIdentidade étnica, condição marginal e papel da educação escolar na perspectiva dos ciganos espanhóis índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478

Resumen

CORTESAO, Luiza  y  STOER, Stephen R.. Acerca do trabalho do professor: da tradução à produção do conhecimento no processo educativo. Rev. Bras. Educ. [online]. 1999, n.11, pp.33-45. ISSN 1413-2478.

Após constatar a diversidade presente hoje em dia no sistema educacional português e de refletir sobre as fontes da diversidade na escola portuguesa, este artigo levanta questões sobre as condições necessárias para o desenvolvimento do “bilingüismo cultural". Reconhecendo que, muitas vezes, o trabalho do professor é um trabalho, sobretudo, de tradução e transmissão, o artigo coloca a hipótese do professor produtor de conhecimento, professor esse cuja existência depende do bom desenvolvimento do campo de recontextualização pedagógica.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )