SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número11Ensino, uma atividade relacionalIdentidade étnica, condição marginal e papel da educação escolar na perspectiva dos ciganos espanhóis índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

CORTESAO, Luiza  e  STOER, Stephen R.. Acerca do trabalho do professor: da tradução à produção do conhecimento no processo educativo. Rev. Bras. Educ. [online]. 1999, n.11, pp.33-45. ISSN 1413-2478.

Após constatar a diversidade presente hoje em dia no sistema educacional português e de refletir sobre as fontes da diversidade na escola portuguesa, este artigo levanta questões sobre as condições necessárias para o desenvolvimento do “bilingüismo cultural". Reconhecendo que, muitas vezes, o trabalho do professor é um trabalho, sobretudo, de tradução e transmissão, o artigo coloca a hipótese do professor produtor de conhecimento, professor esse cuja existência depende do bom desenvolvimento do campo de recontextualização pedagógica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )