SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue11About teacher's work: from translation to production of knowledge in the educational processThe Right to Education in Brazil’s 1988 Constitution and respective enforcement by the courts author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478

Abstract

FERREIRA, Márcia Ondina Vieira. Identidade étnica, condição marginal e papel da educação escolar na perspectiva dos ciganos espanhóis. Rev. Bras. Educ. [online]. 1999, n.11, pp.46-60. ISSN 1413-2478.

No artigo discute-se o processo de escolarização das crianças ciganas na Espanha, a partir da percepção que grupos ciganos possuem sobre o papel da escola. Para tanto, recorre-se a estudos que tratam da relação entre escola e diversidade cultural dos ciganos discorrendo-se sobre três temas: as relações entre marginalização social e etnicidade, o papel da escola na modificação de conteúdos étnicos; e as conexões entre condutas no trabalho escola e qualificação profissional. Analiza-se o Programa de Educação Compensatória, no que se refere à etnia cigana, e também a opinião de ciganos sobre a escolarização de suas crianças, tendo como principais interlocutores organizações ciganas espanholas. Persegue-se, com isto, o grau de importância da escolarização para a superação das condições de marginalidade dos grupos ciganos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )