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Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

FERREIRA, Márcia Ondina Vieira. Identidade étnica, condição marginal e papel da educação escolar na perspectiva dos ciganos espanhóis. Rev. Bras. Educ. [online]. 1999, n.11, pp.46-60. ISSN 1413-2478.

No artigo discute-se o processo de escolarização das crianças ciganas na Espanha, a partir da percepção que grupos ciganos possuem sobre o papel da escola. Para tanto, recorre-se a estudos que tratam da relação entre escola e diversidade cultural dos ciganos discorrendo-se sobre três temas: as relações entre marginalização social e etnicidade, o papel da escola na modificação de conteúdos étnicos; e as conexões entre condutas no trabalho escola e qualificação profissional. Analiza-se o Programa de Educação Compensatória, no que se refere à etnia cigana, e também a opinião de ciganos sobre a escolarização de suas crianças, tendo como principais interlocutores organizações ciganas espanholas. Persegue-se, com isto, o grau de importância da escolarização para a superação das condições de marginalidade dos grupos ciganos.

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