SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número11Identidade étnica, condição marginal e papel da educação escolar na perspectiva dos ciganos espanhóisEducação e inovação tecnológica: um olhar sobre as políticas públicas brasileiras índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

OLIVEIRA, Romualdo Portela de. O Direito à Educação na Constituição Federal de 1988 e seu restabelecimento pelo sistema de Justiça. Rev. Bras. Educ. [online]. 1999, n.11, pp.61-74. ISSN 1413-2478.

A Declaração do Direito à Educação na Constituição Federal Brasileira de 1988 é muito mais detalhada e abrangente que nos textos constitucionais anteriores, incluindo até mesmo a previsão de formas de garantia, junto ao sistema de Justiça, do seu estabelecimento. O presente trabalho analisa essas modificações e aperfeiçoamentos e procura verificar se, no âmbito legal, produziram efeitos práticos. Buscou-se levantar ações na justiça contra o Poder Público que visassem a garantir a efetivação e o estabelecimento do Direito à Educação. Como resultado da pesquisa arrolaram-se 22 casos em que, de diferentes formas, inclusive através de processo Contra a  Administração Pública, garantem-se  diferentes aspectos do Direito à Educação seja abrindo vagas ou matrícula de aluno fora da idade considerada ideal, seja impedindo-se a cobrança de anuidades em escolas públicas, seja desencadeando ações com vistas a reduzir a evasão escolar.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )