SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue12Diagnosis of schooling in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478

Abstract

PERRENOUD, Philippe. Formar professores em contextos sociais em mudança: prática reflexiva e participação crítica. Rev. Bras. Educ. [online]. 1999, n.12, pp.05-21. ISSN 1413-2478.

O mundo muda. A profissão de professor, sem estar imóvel, não evolui com a mesma velocidade, em razão da estabilidade das separações disciplinares, da autonomia relativa da forma escolar de seu fechamento às demais práticas sociais, da pequena incidência  das tecnologias sobre a relação pedagógica. Sem dúvida, é a transformação da clientela escolar que tem a maior influência sobre a profissão dos professores, embora muitas vezes a despeito deles. Para desempenhar um papel ativo nas mudanças, os professores teriam interesse em tomar a iniciativa e desenvolver: 1) uma prática reflexiva que lhes permitisse fazer face à diversidade e à mudança e de reconstruir seu ofício do interior;  2) um envolvimento crítico nos debates da sociedade, para ali defender uma concepção  aberta e democrática da cultura, dos conhecimentos, das competências, da cidadania. Para caminhar nessa direção, são necessárias algumas mudanças na formação dos  professores.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )