SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue12Diagnosis of schooling in BrazilYoungsters and adults as subjects of knowledge and learning author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478

Abstract

ZANTEN, Agnès van. Saber global, saberes locais: evoluções recentes da sociologia da educação na França e na Inglaterra. Rev. Bras. Educ. [online]. 1999, n.12, pp.48-58. ISSN 1413-2478.

Este texto apresenta uma análise dos desenvolvimentos da sociologia da educação na França e na Inglaterra nos últimos trinta anos. A hipótese central é que, durante esse período, houve uma modificação importante da definição do conhecimento sociológico nessa área, no sentido de uma abertura mais importante para as preocupações e as janeiras de proceder dos sujeitos de estudo por razões tanto de ordem científica, quanto política e profissional. Quatro pontos diferentes são analisados a partir de exemplos em ambos os países: a evolução dos enfoques teóricos, a fragmentação e a recomposição  os temas de pesquisa, as mudanças nos métodos de trabalho e a transformação da postura do sociólogo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )