SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número12Diagnóstico da escolarização no BrasilJovens e adultos como sujeitos de conhecimento e aprendizagem índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

ZANTEN, Agnès van. Saber global, saberes locais: evoluções recentes da sociologia da educação na França e na Inglaterra. Rev. Bras. Educ. [online]. 1999, n.12, pp.48-58. ISSN 1413-2478.

Este texto apresenta uma análise dos desenvolvimentos da sociologia da educação na França e na Inglaterra nos últimos trinta anos. A hipótese central é que, durante esse período, houve uma modificação importante da definição do conhecimento sociológico nessa área, no sentido de uma abertura mais importante para as preocupações e as janeiras de proceder dos sujeitos de estudo por razões tanto de ordem científica, quanto política e profissional. Quatro pontos diferentes são analisados a partir de exemplos em ambos os países: a evolução dos enfoques teóricos, a fragmentação e a recomposição  os temas de pesquisa, as mudanças nos métodos de trabalho e a transformação da postura do sociólogo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )