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Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

OLIVEIRA, Marta Kohl de. Jovens e adultos como sujeitos de conhecimento e aprendizagem. Rev. Bras. Educ. [online]. 1999, n.12, pp.59-73. ISSN 1413-2478.

O presente trabalho explora a especificidade do grupo cultural constituído por jovens e adultos pouco escolarizados no que diz respeito a processos de aprendizagem e de construção de conhecimento, remetendo a diversas explicações, encontradas na literatura, sobre diferenças culturais no desempenho intelectual. A pergunta básica que pode ser formulada a esse respeito é: há ou não diferenças no funcionamento psicológico em geral, e no funcionamento cognitivo em particular, de sujeitos pertencentes a diferentes grupos culturais? No caso específico aqui examinado, os jovens e adultos de que nos ocupamos, enquanto sujeitos de conhecimento e aprendizagem, operam de uma forma que é universal ou que é marcada por uma pertinência cultural específica? Podemos identificar, na literatura, três grandes linhas de pensamento sobre as possíveis relações entre a cultura e a produção de diferentes modos de funcionamento intelectual: aquela que afirma a existência da diferença entre membros de diferentes grupos culturais, aquela que busca negar a importância da diferença, e uma terceira, que recupera a idéia da diferença em outro plano. A escola voltada à educação de jovens e adultos é postulada como sendo ao mesmo tempo um  local de confronto de culturas e, como qualquer situação de interação social, um local de encontro de singularidades.

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