SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue12Youngsters and adults as subjects of knowledge and learningEducation for children in a pediatric infirmary: the contribution of hospital classes in the social inclusion of these students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478

Abstract

ZIBAS, Dagmar M. L.. Reforma do ensino médio: lições que vêm da Espanha?. Rev. Bras. Educ. [online]. 1999, n.12, pp.74-83. ISSN 1413-2478.

O artigo parte do processo de que alguns aspectos das inovações do sistema educacional  espanhol, introduzidas pela LOGSE (Lei Orgânica de Ordenação Geral do Sistema  Educativo), em 1990, podem servir como subsídio para a discussão da reforma do  ensino médio que está sendo implementada no Brasil Entre os pontos destacados estão os seguintes: a escola de estrutura única até os 16 anos, a flexibilização curricular, o  currículo organizado por áreas do conhecimento, a organização do ensino profissional  em módulos, o financiamento público da escola privada e a participação da comunidade  na escola. Os êxitos e percalços da reforma espanhola são ilustrados por meio da  descrição de algumas características de três escolas madrilenhas focalizadas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )