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Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

ZIBAS, Dagmar M. L.. Reforma do ensino médio: lições que vêm da Espanha?. Rev. Bras. Educ. [online]. 1999, n.12, pp.74-83. ISSN 1413-2478.

O artigo parte do processo de que alguns aspectos das inovações do sistema educacional  espanhol, introduzidas pela LOGSE (Lei Orgânica de Ordenação Geral do Sistema  Educativo), em 1990, podem servir como subsídio para a discussão da reforma do  ensino médio que está sendo implementada no Brasil Entre os pontos destacados estão os seguintes: a escola de estrutura única até os 16 anos, a flexibilização curricular, o  currículo organizado por áreas do conhecimento, a organização do ensino profissional  em módulos, o financiamento público da escola privada e a participação da comunidade  na escola. Os êxitos e percalços da reforma espanhola são ilustrados por meio da  descrição de algumas características de três escolas madrilenhas focalizadas.

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