SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número13Sistema de avaliação do rendimento escolar: o modelo adotado pelo estado de São Paulo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478

Resumen

TARDIF, Maurice. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários: elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas conseqüências em relação à formação para o magistério. Rev. Bras. Educ. [online]. 2000, n.13, pp.05-24. ISSN 1413-2478.

O texto aborda três questões que, nos últimos vinte anos, ocupam o centro da problemática da profissionalização do ensino e da formação de professores, em inúmeros países ocidentais: quais são os saberes profissionais dos professores? Em que e como seus saberes se distinguem dos conhecimentos universitários e dos conhecimentos incorporados nos cursos de formação para o magistério? Que relações deveriam existir entre os saberes profissionais e os conhecimentos universitários? Em um esforço de responder a essas perguntas, faz-se, inicialmente, uma descrição da conjuntura social na qual se vem desenvolvendo o movimento de profissionalização do ensino. Logo, propõe-se uma definição de "epistemologia da prática profissional", especificando algumas conseqüências dessa definição para a pesquisa sobre o ensino. Em seguida, procura-se ver como essa definição permite evidenciar algumas das mais importantes características da prática dos professores. Finalmente, identificam-se algumas conseqüências dessa análise da prática profissional em relação aos programas e aos dispositivos de formação e às práticas profissionais dos formadores de professores.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )