SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número13Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários: elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas conseqüências em relação à formação para o magistérioOrganização docente paulista: crise, identidade coletiva e relações de gênero índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

ESPOSITO, Yara Lúcia; DAVIS, Claudia  e  NUNES, Marina Muniz Rossa. Sistema de avaliação do rendimento escolar: o modelo adotado pelo estado de São Paulo. Rev. Bras. Educ. [online]. 2000, n.13, pp.25-53. ISSN 1413-2478.

O artigo descreve a lógica que preside o modelo de avaliação do rendimento escolar adotado pelo estado de São Paulo, fazendo uso dos resultados alcançados junto a alunos da 1 a série do ensino médio. Após descrever os objetivos, a forma de implementação e os instrumentos utilizados no SA RESP (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo), são descritos os procedimentos de análise utilizados na obtenção de três tipos de resultados: a) a estimativa do nível de habilidade alcançado pelos alunos; b) os eventuais ganhos observados em diferentes etapas da avaliação; c) os fatores responsáveis pela's diferenças encontradas no rendimento escolar. Na conclusão, destaca-se a importância das avaliações de sistema tanto para a tomada de decisões em política educacionais, como para o trabalho que se realiza em sala de aula.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )