SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue13Evaluation of scholastic achievement: a model adopted by the State of São PauloHypotheses on the relations among social movements, youth and education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478

Abstract

VIANNA, Cláudia. Organização docente paulista: crise, identidade coletiva e relações de gênero. Rev. Bras. Educ. [online]. 2000, n.13, pp.54-72. ISSN 1413-2478.

Este artigo expõe o resultado de estudo empírico, de natureza qualitativa, baseado em entrevistas com professores e professoras da rede pública estadual paulista. Discute a possibilidade de construção da identidade coletiva da categoria docente, entre 1990 e 1997, abordando as dificuldades de mobilização, o surgimento de novos modos de ação, bem como a recomposição da identidade coletiva docente no cotidiano escolar. Mostra também que parte das características das ações coletivas docentes nesse processo dizem respeito às relações de gênero, em especial aos significados masculinos e femininos que definem a mutação do agir coletivo da categoria.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )