SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número13Sistema de avaliação do rendimento escolar: o modelo adotado pelo estado de São PauloAlgumas hipóteses sobre as relações entre movimentos sociais, juventude e educação índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478

Resumen

VIANNA, Cláudia. Organização docente paulista: crise, identidade coletiva e relações de gênero. Rev. Bras. Educ. [online]. 2000, n.13, pp.54-72. ISSN 1413-2478.

Este artigo expõe o resultado de estudo empírico, de natureza qualitativa, baseado em entrevistas com professores e professoras da rede pública estadual paulista. Discute a possibilidade de construção da identidade coletiva da categoria docente, entre 1990 e 1997, abordando as dificuldades de mobilização, o surgimento de novos modos de ação, bem como a recomposição da identidade coletiva docente no cotidiano escolar. Mostra também que parte das características das ações coletivas docentes nesse processo dizem respeito às relações de gênero, em especial aos significados masculinos e femininos que definem a mutação do agir coletivo da categoria.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )