SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número13Sistema de avaliação do rendimento escolar: o modelo adotado pelo estado de São PauloAlgumas hipóteses sobre as relações entre movimentos sociais, juventude e educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

VIANNA, Cláudia. Organização docente paulista: crise, identidade coletiva e relações de gênero. Rev. Bras. Educ. [online]. 2000, n.13, pp.54-72. ISSN 1413-2478.

Este artigo expõe o resultado de estudo empírico, de natureza qualitativa, baseado em entrevistas com professores e professoras da rede pública estadual paulista. Discute a possibilidade de construção da identidade coletiva da categoria docente, entre 1990 e 1997, abordando as dificuldades de mobilização, o surgimento de novos modos de ação, bem como a recomposição da identidade coletiva docente no cotidiano escolar. Mostra também que parte das características das ações coletivas docentes nesse processo dizem respeito às relações de gênero, em especial aos significados masculinos e femininos que definem a mutação do agir coletivo da categoria.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )