SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue13São Paulo teachers' organization: crisis, collective identity and gender relationsAn appraisal on movements of indigenous people in Brazil and the education issue: how these relate to autonomy, schools and constructing citizenship author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478

Abstract

SPOSITO, Marília Pontes. Algumas hipóteses sobre as relações entre movimentos sociais, juventude e educação. Rev. Bras. Educ. [online]. 2000, n.13, pp.73-94. ISSN 1413-2478.

O artigo examina a relação entre movimentos sociais, juventude e educação, partindo de um balanço sobre os principais temas que acompanharam a pesquisa educacional sobre os movimentos sociais. Ao traçar um breve panorama dos assuntos investigados, aponta ainda a relevância da questão, seus aspectos não estudados e a importância de trazer para o campo de estudos o tema da juventude. Situando os jovens como atores prováveis de conflitos na sociedade contemporânea, o texto delineia alguns dos eixos que poderão articular as formas atuais de sua manifestação: o campo da produção cultural, sobretudo a música, a informação e a comunicação, a ação voluntária e as formas de trabalho cooperativo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )