SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número13Algumas hipóteses sobre as relações entre movimentos sociais, juventude e educaçãoÉtica, multiculturalismo e educação: articulação possível? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

SILVA, Rosa Helena Dias da. Movimentos indígenas no Brasil e a questão educativa: relações de autonomia, escola e construção de cidadanias. Rev. Bras. Educ. [online]. 2000, n.13, pp.95-112. ISSN 1413-2478.

Ao tratar dos movimentos dos povos indígenas nas últimas três décadas e a questão educativa, no contexto do confronto de culturas e conflito de lógicas e interesses, o presente trabalho se propõe a traçar uma breve retrospectiva histórica dos movimentos indígenas no Brasil, em particular o movimento dos professores indígenas do  Amazonas, Roraima e Acre, e a pensar, no âmbito da problemática da educação escolar, a sua interface com a conquista de cidadanias indígenas. A reflexão foi construída em duas partes. A primeira percorre a trajetória dos movimentos indígenas em caráter mais amplo, enfocando os seus primórdios e suas estratégias organizativas; sua caracterização e principais propostas; e ainda a questão da autonomia e cidadania indígenas. A segunda parte do texto trata mais especificamente da problemática da escolarização, procurando analisá-la da ótica do movimento dos professores indígenas da Amazônia. Compõe-se de cinco seções, que discutem a questão educativa; a legislação indigenista; o papel dos professores no movimento indígena; o caráter pedagógico do movimento; e a relação entre educação, culturas e identidades.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )