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Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478

Resumen

FRANCO, Monique; OLIVEIRA, Renato José de  y  CANEN, Ana. Ética, multiculturalismo e educação: articulação possível?. Rev. Bras. Educ. [online]. 2000, n.13, pp.113-126. ISSN 1413-2478.

A necessidade de incorporação da pluralidade cultural em discursos e práticas educacionais tem levado a desafios éticos quanto aos limites de aceitação de padrões culturais etnocêntricos, racistas ou que preconizem a violência contra o outro. O artigo argumenta que a concepção de um universalismo ético a posteriori pode avançar em práticas educacionais interculturais críticas, que se recusam a abandonar horizontes éticos na formação das subjetividades. Para desenvolver o argumento, situa o debate entre O universalismo e o relativismo nos campos da ética e do multiculturalismo, problematizando sua radicalização e propondo dimensões c alternativas para o trabalho com o multiculturalismo em educação, à luz da concepção ética proposta.

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