SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número13Movimentos indígenas no Brasil e a questão educativa: relações de autonomia, escola e construção de cidadanias índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

FRANCO, Monique; OLIVEIRA, Renato José de  e  CANEN, Ana. Ética, multiculturalismo e educação: articulação possível?. Rev. Bras. Educ. [online]. 2000, n.13, pp.113-126. ISSN 1413-2478.

A necessidade de incorporação da pluralidade cultural em discursos e práticas educacionais tem levado a desafios éticos quanto aos limites de aceitação de padrões culturais etnocêntricos, racistas ou que preconizem a violência contra o outro. O artigo argumenta que a concepção de um universalismo ético a posteriori pode avançar em práticas educacionais interculturais críticas, que se recusam a abandonar horizontes éticos na formação das subjetividades. Para desenvolver o argumento, situa o debate entre O universalismo e o relativismo nos campos da ética e do multiculturalismo, problematizando sua radicalização e propondo dimensões c alternativas para o trabalho com o multiculturalismo em educação, à luz da concepção ética proposta.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )