SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número14Os tempos e os espaços escolares no processo de institucionalização da escola primária no BrasilHistória da formação de professores índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478

Resumen

NUNES, Clarice. O "velho" e "bom" ensino secundário: momentos decisivos. Rev. Bras. Educ. [online]. 2000, n.14, pp.35-60. ISSN 1413-2478.

O ensino secundário corresponde ao atual segundo segmento do ensino fundamentai (Lei 9.394/96). Este artigo apresenta uma releitura do ensino secundário na educação brasileira, destacando questões relacionadas ao acesso e a qualidade. Mostra como ele se transformou de tipo de ensino oferecido em certas instituições, sobretudo privadas, em nível de ensino de um sistema escolar. Merecem ênfase, nessa trajetória, os seus momentos decisivos, que remetem a conflitos entre projetos de sociedade, concepções formativas e alternativas pedagógicas inovadoras. O principal objetivo é compreender os significados que lhe foram atribuídos por diferentes grupos e/ou classes, no sentido da democratização da educação em nossa sociedade. significados esses transformados em políticas públicas ou na ausência delas.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )