SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue14History of Elementary School Teachers' Education in BrazilYoulh and adults schooling author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478

Abstract

CUNHA, Luiz Antônio. O ensino industrial-manufatureiro no Brasil. Rev. Bras. Educ. [online]. 2000, n.14, pp.89-107. ISSN 1413-2478.

O artigo apresenta a origem e o desenvolvimento do ensino de ofícios para trabalhadores das manufaturas e indústrias no Brasil. desde o século XVIII. A tese central é a de que os preconceitos contra O trabalho manual representam o mais importante determinante da desvalorização das escolas profissionais, assim como do sistema educacional dual no país. Desde 1942, o SENAI desempenhou um novo papel na formação da força de trabalho industrial brasileira, em tempos de recrutamento de alunos, pedagogia, gestão e financiamento. Nos anos recentes, todavia. essa instituição , perdeu a hegemonia conquistada no campo educacional, e prepara um conjunto de importantes decisões para se prevenir dos conflitos com o Estado e os sindicatos de trabalhadores.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )