SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número14História da formação de professoresEscolarização de jovens e adultos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

CUNHA, Luiz Antônio. O ensino industrial-manufatureiro no Brasil. Rev. Bras. Educ. [online]. 2000, n.14, pp.89-107. ISSN 1413-2478.

O artigo apresenta a origem e o desenvolvimento do ensino de ofícios para trabalhadores das manufaturas e indústrias no Brasil. desde o século XVIII. A tese central é a de que os preconceitos contra O trabalho manual representam o mais importante determinante da desvalorização das escolas profissionais, assim como do sistema educacional dual no país. Desde 1942, o SENAI desempenhou um novo papel na formação da força de trabalho industrial brasileira, em tempos de recrutamento de alunos, pedagogia, gestão e financiamento. Nos anos recentes, todavia. essa instituição , perdeu a hegemonia conquistada no campo educacional, e prepara um conjunto de importantes decisões para se prevenir dos conflitos com o Estado e os sindicatos de trabalhadores.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )