SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue15The poverty normatively: abandoned and transgressor childrenAnd now, "cara pálida"? Education and indian nations, after 500 years author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478

Abstract

SOIHET, Rachel. A pedagogia da conquista do espaço público pelas mulheres e a militância feminista de Bertha Lutz. Rev. Bras. Educ. [online]. 2000, n.15, pp.97-117. ISSN 1413-2478.

A conquista de direitos pelas mulheres constituiu· se num longo processo de marchas e contramarchas, do qual inúmeras foram aquelas que participaram, na maioria, anônimas. Um dos movimentos, porém, desenvolvido numa conjuntura favorável, entre 1919 e os anos 1930. sob a liderança de Bertha Lutz, conseguiu assegurar às mulheres o  reconhecimento· de muitas das suas reivindicações. Nesse sentido, este artigo traz à tona  a atuação dessas mulheres que, em meio a preconceitos nos mais diversos âmbitos, encaminharam a sua luta a fim de obter o acesso à cidadania. E; assim. na concepção de Hannah Arendt, possibilitaram às mulheres assumir sua plena condição humana através da ação política, da qual eram violentamente excluídas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )