SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue16Evaluation of programmes, indicators and projects in child educationProfile of the O to 6 years old children attending early childhood programs, pre-primary, and primary schools: analysis of the outcomes of the living Standards Survey/IBGE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478

Abstract

ROCHA, Eloisa Acires Candal. A pedagogia e a educação infantil. Rev. Bras. Educ. [online]. 2001, n.16, pp.27-34. ISSN 1413-2478.

A investigação que deu origem a esta reflexão encontrou elementos teóricos que, fundamentados em bases empíricas e teorizações prévias, permitiram propor a possibilidade de desenvolver uma autêntica Pedagogia da Educação Infantil, a qual a autora prefere denominar Pedagogia da Infância. Seu objeto seria as próprias crianças, seus processos de constituição como seres humanos em diferentes contextos sociais, sua cultura, suas capacidades intelectuais, criativas, estéticas, expressivas e emocionais. Essa pedagogia transcenderia os conhecimentos didáticos resultantes de uma ação pedagógica escolar geral e dos processos de ensino-aprendizagem que não são apropriados para analisar os espaços pedagógicos não-escolares, tão freqüentes na atenção dos meninos e meninas de O a 6 anos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )