SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número16Avaliação de programas, indicadores e projetos em educação infantilPerfil das crianças de O a 6 anos que freqüentam creches, pré-escolas e escolas:uma análise dos resultados da Pesquisa sobre Padrões de Vida/IBGE índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

ROCHA, Eloisa Acires Candal. A pedagogia e a educação infantil. Rev. Bras. Educ. [online]. 2001, n.16, pp.27-34. ISSN 1413-2478.

A investigação que deu origem a esta reflexão encontrou elementos teóricos que, fundamentados em bases empíricas e teorizações prévias, permitiram propor a possibilidade de desenvolver uma autêntica Pedagogia da Educação Infantil, a qual a autora prefere denominar Pedagogia da Infância. Seu objeto seria as próprias crianças, seus processos de constituição como seres humanos em diferentes contextos sociais, sua cultura, suas capacidades intelectuais, criativas, estéticas, expressivas e emocionais. Essa pedagogia transcenderia os conhecimentos didáticos resultantes de uma ação pedagógica escolar geral e dos processos de ensino-aprendizagem que não são apropriados para analisar os espaços pedagógicos não-escolares, tão freqüentes na atenção dos meninos e meninas de O a 6 anos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )