SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número16A pedagogia e a educação infantilA creche comunitária na visão das professoras e famílias usuárias índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

KAPPEL, Maria Dolores Bombardelli; CARVALHO, Maria Cristina  e  KRAMER, Sonia. Perfil das crianças de O a 6 anos que freqüentam creches, pré-escolas e escolas:uma análise dos resultados da Pesquisa sobre Padrões de Vida/IBGE. Rev. Bras. Educ. [online]. 2001, n.16, pp.35-47. ISSN 1413-2478.

O texto apresenta, inicialmente, aspectos conceituais e a evolução da população de O a 6 anos na educação pré-escolar através da análise das matriculas e dos índices de atendimento no Brasil - período de 1979 a 1996. A seguir, com base na Pesquisa sobre Padrões de Vida, realizada em 1996 e 1997 pelo IBGE, nas regiões Nordeste e Sudeste do país, é desenvolvida uma análise dos resultados que possibilitam um maior conhecimento da situação da criança de O a 6 anos que freqüenta a instituição de educação infantil e os fatores que influenciam na freqüência. A sistematização de tais dados permite um diagnóstico a respeito das atuais condições do atendimento à primeira infância e fornece subsídios para a formulação e implementação de políticas no setor, tanto em termos de expansão quanto do estabelecimento de prioridades e definição de estratégias de ação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )