SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número16Perfil das crianças de O a 6 anos que freqüentam creches, pré-escolas e escolas:uma análise dos resultados da Pesquisa sobre Padrões de Vida/IBGEPolíticas de direita e branquidade: a presença ausente da raça nas reformas educacionais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

CRUZ, Silvia Helena Vieira. A creche comunitária na visão das professoras e famílias usuárias. Rev. Bras. Educ. [online]. 2001, n.16, pp.48-60. ISSN 1413-2478.

O presente trabalho integra uma pesquisa mais ampla sobre as creches comunitárias na cidade de Fortaleza. Apresentamos aqui a análise das entrevistas realizadas com 25 professoras e 48 famílias usuárias dessas creches, que procuraram captar as suas percepções sobre o trabalho desenvolvido por esse tipo de equipamento. As educadoras trazem opiniões marcadas por preconceitos e falta de informações tanto acerca da creche como das crianças e de suas famílias. Na visão das famílias, de um modo geral, a creche está realizando bem a sua função. Os dois grupos parecem carecer de modelos de atendimentos de qualidade como parâmetros para as suas avaliações. Ressaltamos a persistência da precariedade desses equipamentos e a necessidade urgente de se prover as famílias usuárias e os grupos que defendem os interesses populares de informações acerca da especificidade da qualidade da educação infantil a fim de que possam identificar tais precariedades e buscar estratégias para superá-las.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )