SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número16Processos de inserção de analfabetos e semi-alfabetizados no mundo da cultura escrita (1930-1950)Prisão especial e diploma de ensino superior: uma aproximação crítica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

SEMERARO, Giovanni. Anotações para uma teoria do conhecimento em Gramsci. Rev. Bras. Educ. [online]. 2001, n.16, pp.95-104. ISSN 1413-2478.

Uma teoria do conhecimento sistematizada e acabada não existe, propriamente, nos escritos de Gramsci. É possível, no entanto, encontrar em diversas anotações e referências, indicações precisas e um conjunto coerente de reflexões que revelam não apenas uma clara concepção de mundo, mas um método de pesquisa e critérios que apontam para uma inteligibilidade do real que permite às classes trabalhadoras chegar à autonomia e à hegemonia. O presente ensaio, portanto, propõe-se a evidenciar o modo original de ser intelectual vivenciado por Gramsci. Visa, particularmente, destacar a interligação entre, história, política e conhecimento. Nesse sentido, o trabalho analisa a concepção de ciência, a questão da objetividade, da subjetividade, a maneira peculiar de entender a ideologia e, principalmente, a reelaboração do marxismo como filosofia da práxis, ou seja, "ciência da dialética ou gnosiologia"

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )