SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número17Trabalho cooperativo no MST e ensino fundamental rural: desafios à educação básica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

DUBET, François. As desigualdades multiplicadas.Traduzido porMaria do Carmo Duffles Teixeira. Rev. Bras. Educ. [online]. 2001, n.17, pp.05-19. ISSN 1413-2478.

Nossas sociedades são dominadas por uma contradição fundamental: como sociedades democráticas, afirmam a igualdade por essência de lodos os sujeitos. Como sociedades capitalistas, não param de construir mercados que hierarquizam as competências e os méritos. Tal contradição parece cada vez menos superada. Como conciliar a igualdade de todos e o mérito de cada um? Presenciamos o surgimento de movimentos sociais que reivindicam o reconhecimento dos indivíduos  independentemente do seu mérito. E uma igualdade de princípio que se converte facilmente em culpa, em desprezo e em violência. De fato, sem renunciar à busca da igualdade, a dupla natureza de nossas sociedades exige que constituamos uma política de reconhecimento do sujeito.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )