SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número17Trabalho cooperativo no MST e ensino fundamental rural: desafios à educação básicaResistência, mudança e adaptação nas universidades argentinas: problemas conceptuais e tendências emergentes no governo e na gestão acadêmica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

LELIS, Isabel. Profissão docente: uma rede de histórias. Rev. Bras. Educ. [online]. 2001, n.17, pp.40-49. ISSN 1413-2478.

Este artigo tem o objetivo de analisar a identidade social do magistério das séries iniciais do ensino fundamental, forjada em processos de socialização familiar, escolar e profissional. Através do recurso às histórias de vida de treze professoras, foi possível perceber que muitos são os significados atribuídos ao trabalho docente. Recorrendo ao aporte da sociologia de Pierre Bourdieu, o trabalho permitiu compreender a constituição de hábitos para a docência, as estratégias desenvolvidas pelas professoras para a conquista de títulos escolares, os modos de entrada na profissão, o peso da formação prévia e continuada nas formas como as professoras vivem e representam o trabalho que realizam. Considerando que a representação social do magistério, no contexto de uma escola de massa, foi alterada, o estudo acabou por problematizar imagens de passividade, negligência e incompetência que têm sido atribuídas às professoras pelas burocracias educacionais e agências governamentais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )