SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue17The teaching profession: a webs of storiesThe appropriations of Pierre Bourdieu's work in the Brazilian educational field author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478

Abstract

SUASNABAR, Claudio. Resistência, mudança e adaptação nas universidades argentinas: problemas conceptuais e tendências emergentes no governo e na gestão acadêmica. Rev. Bras. Educ. [online]. 2001, n.17, pp.50-62. ISSN 1413-2478.

O artigo propõe-se a fazer uma contribuição ao debate teórico metodológico dos referenciais conceptuais mais adequados para o estudo dos problemas do governo e da gestão universitária na Argentina. Este trabalho também constitui uma primeira posta à prova do instrumental apresentado. São analisadas as tensões que geram as políticas estatais na gestão acadêmica. Considera-se que a emergência de uma dupla linha de gestão e condução na institucionalização de novos atores nas universidades argentinas configuram os dois fenômenos que disputam o papel historicamente atribuído aos conselhos acadêmicos. Essas tensões, que hoje percorrem os processos de mudança institucional, expressam o conflito entre as novas formas de gestão e o modelo de co-governo que instaurou a Reforma Universitária de 1918.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )