SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número17Profissão docente: uma rede de históriasAs apropriações da obra de Pierre Bourdieu no campo educacional brasileiro, através de periódicos da área índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478

Resumen

SUASNABAR, Claudio. Resistência, mudança e adaptação nas universidades argentinas: problemas conceptuais e tendências emergentes no governo e na gestão acadêmica. Rev. Bras. Educ. [online]. 2001, n.17, pp.50-62. ISSN 1413-2478.

O artigo propõe-se a fazer uma contribuição ao debate teórico metodológico dos referenciais conceptuais mais adequados para o estudo dos problemas do governo e da gestão universitária na Argentina. Este trabalho também constitui uma primeira posta à prova do instrumental apresentado. São analisadas as tensões que geram as políticas estatais na gestão acadêmica. Considera-se que a emergência de uma dupla linha de gestão e condução na institucionalização de novos atores nas universidades argentinas configuram os dois fenômenos que disputam o papel historicamente atribuído aos conselhos acadêmicos. Essas tensões, que hoje percorrem os processos de mudança institucional, expressam o conflito entre as novas formas de gestão e o modelo de co-governo que instaurou a Reforma Universitária de 1918.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )