SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número17As apropriações da obra de Pierre Bourdieu no campo educacional brasileiro, através de periódicos da áreaCurrículos alternativo-oficiais: o(s) risco(s) do hibridismo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478

Resumen

CUNHA, Marcus Vinicius da. John Dewey e o pensamento educacional brasileiro: a centralidade da noção de Movimento. Rev. Bras. Educ. [online]. 2001, n.17, pp.86-99. ISSN 1413-2478.

O trabalho analisa artigos publicados em periódicos educacionais brasileiros entre 1930 e 1960, cujos temas são educação, democracia, filosofia, ciência e verdade, entre outros, desenvolvidos segundo concepções de Dewey. Em todos, ocupam posição central as noções de mudança e transformação, em oposição a estabilidade, fixidez e permanência. O objetivo é mostrar a relevância da noção de mundo em movimento, tanto para os brasileiros quanto para Dewey.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )