SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue17John Dewey and the Brazilian educational thinking: the main position of the concept of changeBetween the official and the alternative in curricular proposals: beyond hybridism author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478

Abstract

CORAZZA, Sandra Mara. Currículos alternativo-oficiais: o(s) risco(s) do hibridismo. Rev. Bras. Educ. [online]. 2001, n.17, pp.100-114. ISSN 1413-2478.

O artigo enfatiza similaridades discursivas entre os PCNs do Ministério da Educação do Brasil, tidos como currículo oficial, e o Movimento Constituinte Escolar do governo petista do 'Rio Grande do Sul, proposto como currículo alternativo. Reflete sobre o que vem acontecendo com nossos currículos alternativos críticos, que acabam propondo quase a mesma educação que a do Governo Federal. Argumenta que, em função desse hibridismo, precisamos desfazer o risco de ligação, produzir e praticar currículos que ainda não existem, inventar mais uma vez a diferença.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )